EXERCÍCIOS
OS EXERCÍCIOS DEVEM SER FEITOS E SEMPRE LEVADOS PARA A AULA SEGUINTE

E X E R C Í C I O    1 

Fazer para a aula do dia 27/03 duas pinturas utilizando a tinta aguada. Cada pintura deverá ser realizada em 1/4 da folha de papelão de sapateiro. Siga os seguintes passos:

 1º passo - aplique duas demãos de tinta no papelão, tendo o cuidado de produzir uma superfície regular (lembre que trabalhar com rapidez, limpeza frequente do pincel e quantidade adequada de água). Você pode usar apenas a tinta branca semi-brilho ou acrescentar a ela mais uma ou duas cores.

2º passo - Faça duas ou três pinturas com aguada sobre a superfície do papelão que você acabou de pintar. A técnica da aguada utiliza mais água do que tinta na proporção que melhor se adequar à imagem que você vai produzir. Cuide de explorar vários efeitos diferentes, deixando a criatividade se expandir e aproveitando tudo que for descobrindo enquanto pinta. Três atitudes são básicas  para essa técnica:  1- aproveitar o tempo, não pintando tudo de uma vez, mas esperando determinadas áreas secarem para então continuar pintando. 2 - Atitude de descoberta e de aventura. 3 - Capacidade de criar efeitos diferentes.




E X E R C Í C I O    2 
Exercício para ser levado para a aula do dia 03 de abril de 2013. A partir das imagens abaixo e do conceito de apropriação, faça de duas a três pinturas para a próxima aula. Siga os passos demonstrados na aula de hoje (1º aplique uma base de tinta no papelão de sapateiro; pode ser branca ou branco combinado com outra cor. 2º Faça uma pintura com aguada do jeito que você quiser e explorando o tempo e a diversidade de efeitos. 3º faça a pintura final utilizando o conceito de apropriação). Para cada pintura utilize uma das imagens abaixo, ou seja, a primeira pintura usará uma imagem, a segunda pintura usará outra imagem e assim por diante. Bom trabalho.


Clique nas imagens se quiser ampliá-las.




       





E X E R C Í C I O    3  - opcional 


O exercício a seguir é uma variação do que foi feito na aula de hoje (08/08) e tem como objetivo a melhoria da pincelada, o controle da tinta e a percepção das cores. Vamos lá...

Escolha uma pintura de um dos pintores relacionados abaixo (escolha o pintor que você menos gostar). Em seguida observe as cores utilizadas na pintura escolhida. Observou? Pois bem, siga os passos a seguir:

Passo 1 - Selecione 6 dessas cores conforme a figura 1. FIGURA 1 (clique nas imagens para ampliá-las)


Passo 2 – Pegue um pedaço de papelão de sapateiro daquele tamanho que utilizamos nas aulas. Recorte esse pedaço em seis pedaços menores.
Passo 3 – Pegue um pincel nº 16 (se não tiver pode ser 18) para pintar o papelão.
Passo 3 – Pinte cada pedaço do papelão com uma tinta branca acrílica semi brilho.
Passo 3 – Pinte cada um dos 6 pedaços do papelão com uma das cores que você selecionou na obra do pintor escolhido.
O que deve ser buscado nesse exercício:

1 – cuide para que a pintura fique o mais uniforme possível, sem aquelas marcas das cerdas do pincel.
2 – Cuide para que sua pintura seja o mais fiel à cor presente na obra do pintor
Parece banal o exercício, não é? Podem confiar que fazendo-o, você vai avançar ainda mais no caminho que estamos trilhando. O exercício pode mesmo parecer um pouco enfadonho, mas tenho utilizado com outros alunos e é uma maneira eficiente de obter mais domínio do pincel e da acuidade visual em relação às cores... além do mais, é uma maneira passar alguns momentos bebendo na fonte, ou melhor, contemplando a obra de grandes pintores; isso melhora muito o nosso olhar.
RELAÇÃO DOS PINTORES (procure uma pintura de um deles no Google imagens) ou clique nos nomes abaixo: Se os nomes não forem visualizados, deslize o cursor ao lado dos números.
1 – NEO RAUCH
4 – CECILY BROWN
5 – PETER DOIG
6 - ERIC FISCHL

REPETIREI OS NOMES SE ELES NÃO FOREM VISUALIZADOS ACIMA
1 – NEO RAUCH
2 – JEAN MICHEL BASQUIAT
3 – DANIEL RICHTER
4 – CECILY BROWN
5 – PETER DOIG
6 - ERIC FISCHL



OBS: QUANDO QUISER, ESSE EXECÍCIO PODE SER FEITO COM 12 PEDAÇOS (PARA ISSO, UTILIZE 2 PEDAÇOS DE PAPELÃO DAQUELE TAMANHO QUE UTILIZAMOS NAS AULAS)
OBS: SE VOCÊ PUDER, IMPRIMA E LEVE A IMAGEM DA PINTURA ESCOLHIDA NO GOOGLE (SE NÃO FOR POSSÍVEL LEVE O TÍTULO DA OBRA ESCOLHIDA)


E X E R C Í C I O    4 


Fazer 1 ou mais pinturas (para a aula do dia 17 de abril) utilizando as três técnicas trabalhadas até agora no curso (Aguada, Apropriação e Matrizes).  Para realizar a parte da apropriação você deve utilizar uma das imagens ou todas as imagens abaixo misturadas ou partes dessas imagens. Você deve também fazer esse trabalho sob a influência de uma das músicas abaixo (ouça mais de uma vez a música escolhida antes de fazer a pintura ou de preferência enquanto faz a pintura)

IMAGENS






MÚSICAS










E X E R C Í C I O    5 

Utilizando o aprendizado da última aula sobre representação de figuras com volume, faça em um mesmo suporte (papelão de sapateiro) a representação de uma esfera de um cubo e de um cone. Faça as três figuras (cone, cubo, esfera), procurando produzir uma pintura com regularidade, suave e com três áreas de luminosidade: a área iluminada, onde incide a luz, a área intermediária e a área sombreada.

A figura abaixo pode ser tomada como referência para o exercício


E X E R C Í C I O    5 - B 
Após realizar o exercício acima, você pode avançar e realizar também a representação das figuras abaixo que são de autoria de dois escultores importantes do século XX: Louise de Bourgeois e Constantin Brancusi
OBS: Vale a pena investir nesses exercícios pois normalmente só depois de muitas repetições é que conseguimos o domínio adequado da técnica.



LOUISE BOURGEOIS






BRANCUSI




E X E R C Í C I O    6  - opcional 

A) Observe os seis pintores abaixo:
B) Escolha o pintor que você MENOS gostou e diga em, no mínimo duas e no     máximo três linhas digitadas o motivo pelo qual você não gostou
C) Escolha o pintor que você MAIS gostou e diga em, no mínimo duas e no     máximo três linhas digitadas o motivo pelo qual você não gostou
D) Envie a resposta (o nome do pintor que mais gostou e que menos gostou e os motivos) para o meu e-mail com o título EXERCÍCIO 2 PINTORES : o e-mail é: renerrama@gmail.com

PINTORES:  deslize o cursor e clique à direita dos nomes para ver as imagens
1 - CRISTINA CANALE CRISTINA CANALE
2 - ALBERT OEHLEN ALBERT OEHLEN
3 - JOE BECKER JOE BECKER
4 - ENA SWANSEA ENA SWANSEA
5 - LARA VIANA LARA VIANA
6 - EDUARDO BERLINER EDUARDO BERLINER




E X E R C Í C I O    7 

Fazer para a aula do dia 08/05 uma pintura tomando como ponto de partida o sentido (ou o sentido oposto) da música "casa no campo" de Zé Rodrix. Você deve tentar utilizar todas as técnicas desenvolvidas até agora no curso.. Seguem abaixo a letra e o video da música:
ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ AULA NO DIA 01 (FERIADO)


CASA NO CAMPO
(Zé Rodrix e Tavito)

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar do tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais

Eu quero carneiros e cabras pastando
Solenes no meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas

Eu quero a esperança de óculos
E um filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão,
A pimenta e o sal

Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau a pique e sapê
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus 
discos
 e livros e nada mais